Após passar por um processo de modernização, o Teatro João Caetano, na Vila Clementino, volta a receber o público no dia 27 de junho com a apresentação gratuita do espetáculo Saudade, do grupo campineiro Os Geraldos. A montagem também marca o lançamento do projeto “Giro Sesc 80 anos nos Teatros Municipais de São Paulo”, iniciativa realizada em parceria entre o Sesc e a Prefeitura de São Paulo.
Com sessão marcada para as 20h, a peça chega ao palco após uma temporada de destaque no Sesc Santana, onde reuniu mais de 2 mil espectadores. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início da apresentação.
Dirigido por Douglas Novais, com dramaturgia assinada por Julia Cavalcanti e Paula Guerreiro e direção musical de Everton Gennari, o espetáculo propõe uma reflexão sobre memória, perda e pertencimento. Inspirada livremente no conto Pinguinho, do escritor maranhense Viriato Correia, a obra acompanha a transformação de um pequeno vilarejo onde a morte, antes encarada como brincadeira pelas crianças, passa a ser compreendida de forma mais profunda após um acontecimento marcante.
A encenação também dialoga com textos do escritor Rubem Alves e transforma a saudade em uma experiência coletiva, aproximando artistas e público por meio da música e da narrativa. Em cena, 13 intérpretes executam canções ao vivo em diferentes idiomas, incluindo português, espanhol, francês, italiano e latim, criando uma atmosfera que conecta tradições culturais diversas.
Fundado há 18 anos em Campinas, o grupo Os Geraldos desenvolve uma pesquisa voltada ao teatro popular e à relação direta com a plateia. Ao longo de sua trajetória, a companhia já realizou apresentações em mais de 100 cidades brasileiras e em dez países.
Reabertura de um importante patrimônio cultural
A apresentação de Saudade marca a retomada das atividades do Teatro João Caetano, um dos equipamentos culturais mais tradicionais da capital paulista. O espaço passou por obras de revitalização que receberam investimento de aproximadamente R$ 10 milhões e agora retorna ao circuito cultural da cidade com uma programação voltada à democratização do acesso às artes.
A reinauguração também dá início ao “Giro Sesc 80 anos nos Teatros Municipais de São Paulo”, projeto que levará espetáculos gratuitos a diferentes teatros municipais. No dia seguinte à estreia de Saudade, o público poderá assistir ao espetáculo infantil Monstro da Porta da Frente, do coletivo A Digna, que homenageia o cinema e aborda temas relacionados ao direito à cidade.
Serviço
Saudade – Grupo Os Geraldos
Quando: 27 de junho de 2026 (sábado)
Horário: A partir das 19h (espetáculo às 20h)
Onde: Teatro João Caetano
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino, São Paulo
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: Gratuitos, distribuídos uma hora antes da sessão
Sinopse: Inspirado livremente no conto Pinguinho, de Viriato Correia, o espetáculo acompanha um vilarejo onde a morte, antes encarada como motivo de festa e brincadeiras, transforma-se em uma experiência de reflexão sobre a fragilidade da vida, a memória e a força dos laços afetivos.
